Obras - Quinta-feira, 18 de Junho de 2020

REVITALIZAÇÃO DA MARIA FUMAÇA E CONFECÇÃO DE GRADES DE PROTEÇÃO NO SEU ENTORNO

Um dos maiores charmes da nossa cidade está no Centro Cultural. A Maria Fumaça é um símbolo mariense e está intimamente ligada com nossa história. Nosso desenvolvimento enquanto cidade se dá muito a chegada da estrada de ferro em nossos domínios. E como nossa atual Maria Fumaça veio parar em nossa cidade? No ano de 1998 a então Assessora da Secretaria de Cultura e Turismo, Maria Ap. da Silva Machado (Dona Nenzinha) mobilizou para construir um acervo cultural com objetivo de criação de um projeto denominado “Maria Fumaça da Fé”. Tal projeto tinha por destino o Ministério da Cultura e objetivava adquirir um exemplar de uma locomotiva para exposição em nossa cidade. Depois de grandes obstáculos burocráticos e com a chancela final do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso que autorizou a vinda da máquina da cidade de Três Corações no ano de 2000. Desde 2017 a Secretaria de Cultura e Turismo vem fazendo um trabalho de recuperação da secretaria, principalmente no que tange a recuperação dos fundos municipais de turismo (FUMTUR) e de patrimônio cultural (FUMPAC) por meio de pontuação do ICMS. O FUMPAC foi o provedor da renda para a revitalização executado neste ano. Muitos questionamentos acerca da conservação da locomotiva foram feitos nos últimos anos, então para fim de esclarecimentos o perímetro do Centro Cultural é patrimônio tombado o que impede a mudança do espaço, inviabilizando por exemplo a construção de uma cobertura para proteção da mesma. A revitalização teve custo total de R$ 31.400,00. A nossa Maria Fumaça é patrimônio cultural de nossa cidade e faz parte da nossa identidade. Nossa gestão se orgulha de ter dado a devida importância e um novo semblante para um dos nossos principais bens culturais.