Obras - Segunda-feira, 22 de Junho de 2020

CONSTRUÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA ANDRÉ LUIZ FERREIRA MACHADO “QUADRA DO CAMPO”

CONSTRUÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA ANDRÉ LUIZ FERREIRA MACHADO
“QUADRA DO CAMPO”

Todos nós sabemos da importância que o esporte e lazer têm em nossas vidas! Faz parte da cultura brasileira a prática de exercícios desportivos como válvula de escape para mantermos a saúde mental e física nos trinques. Na nossa gestão não há dúvidas que a Secretaria de Esportes e Lazer executou um trabalho magistral. O resultado não é somente sentido por nossa sociedade, mas também reconhecido no âmbito estadual como um dos melhores da nossa região. Ao assumirmos a secretaria nós quase não possuíamos recursos próprios provindos do fundo por meio da arrecadação do ICMS esportivo. Mas isso não nos impediu de trabalhar arduamente para que reacendêssemos o espírito desportivo local, inclusive isso nos motivou a buscar parcerias e remodelar toda estrutura de gestão da aba de esportes e lazer Maria da Fé. Dentro das diversas ações executadas por nossa Secretaria de Esportes e Lazer uma das mais significativas foi a construção da quadra poliesportiva do estádio municipal. Esta que carrega o nome de um cidadão ilustre, servidor público competente, esportista e uma pessoa atenciosa, bondosa e prestativa para com os munícipes que realizavam tratamentos médicos em outras cidades. Infelizmente o André, ou André do Beca, nos deixou de forma repentina, entretanto através desta homenagem póstuma sempre será lembrado por nós com todo carinho e respeito que merece. Quanto ao plano de construção foi um caminho custoso, pois recebemos de herança um projeto com uma emenda parlamentar estadual já destinada a construção, desde 2011 apenas para a cobertura da quadra, no entanto totalmente fora dos padrões exigidos pelos órgãos competentes no que tange a parte de documentação e licitação. Também com uma série de irregularidades de planejamento e execução que acarretaram na desistência do andamento da obra por parte da empresa vencedora do processo licitatório. Sendo assim em 2017, foram refeitas todas as documentações e planejamentos a fim de não perder o prazo para execução da obra da cobertura por meio da emenda e conseguimos cumprir com tudo dentro dos processos legais. A reforma do piso, contudo era outra ação independente que carecia de atenção. Para isso foi fechada uma parceria com a empresa Hy Brasil que subsidiou a construção do novo piso, pintura, fechamento do perímetro da quadra com grades de proteção. Tendo o financiamento para a cobertura e para a parte inferior a prefeitura arcou somente com a mão de obra e o resultado foi espetacular! Hoje a quadra é aberta ao público e este faz uso dela com muito gosto. Temos atividades dinâmicas e eficazes fazendo uso desse patrimônio como escolinhas de futsal e vôlei para diferentes faixas etárias e gêneros, bem como realização de eventos esportivos municipais e regionais e, há ainda o uso por outras modalidades esportivas como handball, capoeira e aulas de hit dance e zumba. É indiscutível que esta obra nos trouxe um bem imensurável para nossa sociedade! Revitalizamos não só o espaço físico, mas também reanimamos o espírito esportivo da nossa cidade!

#construindoumanovahistória