Obras - Quarta-feira, 08 de Julho de 2020

FINALIZAÇÃO E ABERTURA DO VILLARTE – CENTRO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS DE MARIA DA FÉ

Nossa cidade é reconhecida por ser um grande celeiro de artesãos e designers. Com metodologias e matérias primas só encontradas aqui temos um respaldo gigantesco quando se trata da produção de peças artesanais. Tais peças carregam nosso nome e identidade pelo mundo a fora. Ao assumirmos esta gestão herdamos uma série de problemas relacionados à construção do Villarte. Primeiramente é necessário esclarecer que a construção das unidades comerciais foram feitas completamente fora dos padrões de legalidade impostos pelos órgãos competentes acarretando assim a paralização e embargo da mesma. Além disso, as unidades comerciais já haviam sido distribuídas previamente para permissionários sem abertura de possibilidade para quem quisesse as fazer uso.

Com isso ao assumirmos a administração a Secretaria de Cultura e Turismo teve como prioridade a legalização geral do espaço para que as obras fossem finalizadas, uma vez que o investimento público já havia sido efetuado e a estrutura já se encontrava em estado de deterioração. Foi levantada toda documentação necessária e encaminhada ao promotor responsável e este liberou a ordem para que todas as ações fossem retomadas. No projeto inicial não constavam a parte de iluminação, paisagismo e passeio, estes foram inseridos para que construíssemos algo a altura do que almejávamos. Após isso foi criada uma lei municipal (nº 1.579 de 23 de Maio de 2018) com a finalidade de legitimar e normatizar o uso dos espaços, e posteriormente foi aberto um edital de chamada pública para que todos os cidadãos concorressem a permissão de uso das unidades comerciais.

No mês de junho de 2018 o Villarte começa a operar em nossa cidade. Orientamos na criação de uma Comissão representante dos usuários e estes também possuem representantes no Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) atuando ativamente das decisões que lhes tange. Promovemos cursos de capacitação, em parceria com o SEBRAE, exclusivos para permissionários como Curso de Atendimento ao Cliente e Curso de Carteira do Artesão. Fora o charme que as “casinhas” trouxeram para nossa cidade, as unidades comerciais promovem aos visitantes e moradores locais opções interessantes de produtos artesanais carregados de intimismo e personalidade. Também surge como um espaço de visibilidade e uma alternativa de fortalecimento econômico para os produtores artesanais de menor porte. Além de promover de forma efetiva nossa identidade, o Villarte hoje é um reconhecido ponto turístico de Maria da Fé e é parte integrante da ascensão turística que estamos vivendo!