Durante o primeiro final de semana do 13º Festival de Inverno de Maria da Fé, o público foi presenteado com um momento especial de valorização da cultura local: o lançamento do livro “As Oliveiras em Maria da Fé: História e Desenvolvimento”, da escritora e poetisa Maria do Carmo Silva Soares.
A obra faz uma imersão histórica e sensível sobre a presença da oliveira na cidade, conectando elementos econômicos, culturais, simbólicos e espirituais. Com um olhar poético e profundamente enraizado na vivência local, Maria do Carmo resgata não apenas os caminhos da olivicultura na região, mas também as memórias afetivas que unem gerações, famílias e tradições.
Natural de Maria da Fé, a autora traz em sua escrita a força das lembranças, das paisagens e dos valores que marcam a identidade mariense. Através de sua experiência como escritora e psicóloga, ela conduz o leitor a um reencontro com o território e sua alma.
“O azeite escorre da prensa e vai participar de mistérios sagrados, mitos e ritos que fazem parte da terceira margem da alma humana!” — destaca um dos trechos da contracapa, revelando a essência simbólica que permeia toda a publicação.
Prefeitura de Maria da Fé
ADM 2025-2028
Maria da Fé