Educação - Quinta-feira, 07 de Julho de 2022

Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes participarão da Jornada Brasileira de Foguetes

Os jovens marienses contam com vaquinha virtual e com o auxílio do prefeito Adilson dos Santos para cobrirem os gastos da competição

Aos dias 17 de maio de 2022, 31 alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes de Maria da Fé participaram da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG-2022), um campeonato local organizado pelo professor Lucas de Paulo Lameu, que contou com a participação de 10 equipes. O campeonato compreendeu numa disputa de foguetes feitos de garrafa PET e de bases de lançamento de cano PVC, utilizando como combustível, bicarbonato de sódio e vinagre, cuja reação libera gás carbônico que é o gás propulsor do foguete a partir da Terceira Lei de Newton (Ação e reação). Das 10 equipes, a equipe composta por Eduardo, Felipe, Miriã e Ygor atingiu o maior alcance horizontal de 116,45 metros, de forma que eles foram chamados para participar do campeonato nacional, a Jornada Brasileira de Foguetes -  Turma 1, para disputarem com outros alunos de todo o Brasil e de escolas distintas. O evento ocorrerá em Barra do Piraí-RJ, nos dias 01 a 04 de agosto de 2022 e haverá um custo de estadia de R$ 1.200 por aluno mais o professor acompanhante da escola, totalizando R$ 6.000. Movimentos de arrecadação e patrocínio já têm sido feitos, no entanto, precisamos de toda ajuda possível, uma vez que temos até o dia 21 de julho de 2022 para efetuar o pagamento das despesas. Esta será uma oportunidade única para que os alunos da EENSL de Maria da Fé representem tanto a escola quanto a cidade de Maria da Fé, podendo trazer medalhas e troféus, uma vez que tivemos bons resultados na etapa local e que possuem muito potencial para ir bem na etapa nacional. Por isso, pedimos apoio ao prefeito Adilson dos Santos que de prontidão nos forneceu tanto o transporte quanto o pagamento da metade da estadia. Reforçamos que este projeto tem trazido bons frutos na práxis em Ensino de Física e em Ensino de Ciências, tais como: contato dos alunos com a experimentação, a participação de meninas nas Ciências, desenvolvimento de modelos e teorias a partir dos protótipos dos foguetes e das bases de lançamento, aplicação direta da Cinemática e das Leis de Newton e desenvolvimento de interesse dos alunos e alunas pela área da Física e das Ciências da Natureza. Há anos realizamos este projeto e já temos inclusive alunos fazendo mestrado em Física pura e graduação em Física, aspecto estimulado também do contato do aluno com o projeto. De anos anteriores também já tivemos boas colocações na Jornada de Foguetes. Qualquer ajuda será bem vinda tanto por meio das doações quanto por meio da divulgação.

Ajude os alunos a chegarem até a competição! Vaquinha virtual pelo link: https://www.vakinha.com.br/2954806