Educação - Segunda-feira, 01 de Abril de 2019

FESTA DO AZEITE NOVO

1ª Festa do Azeite Novo – Maria da Fé/MG
A 1ª Festa do Azeite Novo tem como objetivo Impulsionar a cultura do azeite envolvendo toda a cadeia produtiva da agricultura à gastronomia e do turismo na região da Serra da Mantiqueira e seu entorno. Entre os dias 12 e 21 de abril de 2019 acontecerão o Dia de Campo, Workshops, Palestras, Cozinhas Show, Atrações Musicais e Culturais. Sendo a primeira semana voltada para a parte técnica – produção, processamento e comercialização, e a segunda para a parte cultural e gastronômica. O público estimado para os 6 dias de evento é de 10 mil pessoas.
Compõe o evento a 14ª edição do Dia de Campo de Olivicultura e a 4ª Mostra Tecnológica - promovidos pela EPAMIG de Maria da Fé abrirão a 1ª semana do evento no dia 12/04, com palestras dirigidas a produtores, técnicos e interessados no setor com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as possibilidades da cadeia produtiva do azeite.
Dia 13/04 teremos o Workshop Celebrando a Colheita – uma noite especial para apresentar os azeites da safra 2019, com participação dos azeitólogos Ana Beloto e Marcelo Scofano, para formadores de opinião, consumidores, empresários que trabalham ou pretendem trabalhar com nichos de mercado para produtos diferenciados proporcionando uma troca de conhecimento e uma informal rodada de negócios. E para brindar esta apresentação, uma degustação com menu produzido pelo Chef Laurent Suaudeau com uso de azeite extra virgem. Na 2ª semana, de 18 a 21/04, um pavilhão de 1.000 m² e um palco serão erguidos na principal via da cidade, em um ponto especialmente charmoso. Entre apresentações musicais e teatrais, restaurantes, cervejarias, cafés e expositores, proporcionarão ao público o contato com a cultura do azeite e seus sub-produtos, além do espaço “Azeite” com degustação de azeite extra virgem.
No Espaço Azeite, Cultura e Gastronomia o público encontrará a Exposição com Histórico das Oliveiras no Brasil, Palestras com Cozinhas-Show.
Destaca-se o 1º Concurso Gastronômico “Azeite no Prato” que terá duas categorias com premiação – Comunidade e Estudantes de Gastronomia da região. Nossos convidados especiais nos brindarão com seus conhecimentos ampliando nossa visão sobre o azeite brasileiro e apresentando esse novo universo.
O evento é uma iniciativa público-privada envolvendo uma Comissão Organizadora composta de instituições, pessoas físicas, técnicos e empresários, agentes de desenvolvimento local e regional que vislumbram o crescimento de todos os setores envolvidos neste segmento. Parceiros importantes apoiam esta iniciativa das Secretarias de Agricultura e de Cultura e Turismo de Maria da Fé, são eles: Prefeitura Municipal, Epamig, Sebrae, Projeto Saberes da Mantiqueira, Sauá Azul Ecoturismo, Assoolive e a Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau, de São Paulo.
Breve histórico  A partir do ano 2000, ressurge o setor olivícola no cenário nacional através da Epamig de Maria da Fé, com desenvolvimento de tecnologias de produção mais modernas, estimulando assim o trabalho de produtores, técnicos e pesquisadores nesta área O consequente aumento da produção e a qualidade dos azeites brasileiros, além do crescente interesse do consumidor e comércios, são razões suficientes para propormos a Festa do Azeite Novo.
Data: 13/04 e 18 a 21/04 Local: Maria da Fé, MG
A programação completa e informações você encontra no site festadoazeitenovo.com.br.
RedesSociais
Facebook: festadoazeitenovo Instagram: festadoazeitenovo Material para imprensa: https://festadoazeitenovo.com.br/imprensa/
Contato: Carina Mori Secretária Municipal de Agricultura de Maria da Fé (35) 3662-1185 Secretaria de Cultura e Turismo 35-3662.1135
festadoazeitenovo@gmail.com
Participantes confirmados Os chefs Laurent Suaudeau; Nelsinho Gonçalves; Marcão de Paula e Vitor Pompeu. Os azeitólogos Ana Beloto e Marcelo Couto Scofano. Os consultores Professor Ricardo Barbosa; Simone Gonçalves; Vani Fonseca; Paula Becker; Paulo Freitas; Dra. Rita Rahme e Jacqueline Mazzuchelli.

FESTA DO AZEITE NOVO

Nos dias 12 e 13 / 18 a 21 de abril de 2019, convidamos você e sua família para celebrar conosco!

-----------------------------------------------------------------------------------

ECOTURISMO EM MARIA DA FÉ

Conheça as montanhas e olivais de Maria da Fé, um passeio único e memorável!
Você não pode perder!
Dias 13, 19 e 20 de abril de 2019.
Inscreva-se no site https://festadoazeitenovo.com.br/tour-nos-olivais/

DIA DE CAMPO DE OLIVICULTURA E MOSTRA TECNOLÓGICA

Maria da Fé é protagonista no cenário de Olivicultura de Minas Gerais! Saiba tudo sobre o cultivo de oliveiras e fique por dentro das novidades na área!
Dia 12/04/2019