Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020

PODAS NAS ÁRVORES DA AVENIDA FRANQUEIRA

Seguindo nossa reforma na Praça da Avenida Franqueira, nesta quinta-feira foram realizadas podas de condução nas duas árvores maiores que lá se encontram: Cássia amarela (Senna spectabilis) e Canfístula (Peltophorum dubium).

As podas foram necessárias para dar equilíbrio às copas, visto que as podas realizadas pela Cemig ocorrem apenas do lado da fiação favorecendo o crescimento dos ramos do lado oposto. Estes ramos longos e pesados estavam causando a inclinação do tronco para o lado dos quiosques. E devido estarmos no período de chuvas intensas, para evitar algum imprevisto, optou-se pela poda das mesmas.
Foram suprimidos apenas os ramos que pendiam na direção dos telhados dos quiosques da Villarte.
Descobrimos hoje a idade destas plantas, o ex- funcionário da Secretaria de Agricultura do Estado e depois cedido a prefeitura Sr Vivaldi disse tê-las plantado no ano de 1979 por orientação do Sr Vavá.
As belas árvores continuam frondosas e podem chegar a 25 m de altura, a Canafístula floresce de dezembro a janeiro e a Cássia de julho a setembro.